sábado, 18 de agosto de 2012

GRUPO DE DEBATES PROMOVE MOSTRA DE VÍDEOS



O Grupo de Debates Diálogo Filosófico, que reúne professores e estudantes do ensino médio, fará na próxima semana a exibição do vídeo, "Ponto de Mutação". O evento dará continuidade ao projeto do ano vigente, do referido grupo, intiulado, I MOSTRA: A FILOSOFIA NOS VÍDEOS .

 O PONTO DE MUTAÇÃO (Mindwalk) é uma adaptação cinematográfica do físico Fritjof Capra, um dos maiores pensadores da atualidade; para a sua aclamada obra, na qual reflete sobre a sociedade contemporânea a partir de um paradigma holístico de ciência e filosofia. Na belíssima cidade medieval de Saint Michel, na França, uma física afastada do trabalho devido a conflitos éticos (interpretada pela atriz Liv Ullman que fez o filme "Sonata de outono"); um candidato à presidência dos EUA derrotado nas eleições (interpretado pelo ator Sam Waterston que fez o filme "Gritos do silêncio") e um poeta que acabou de viver uma decepção amorosa (vivido pelo ator John Heard que trabalhou na série "Prision Break") se encontram e conversam sobre ecologia, guerra, política e filosofias alternativas para o século XXI.

   Na apresentação do vídeo o "PONTO DE MUTAÇÃO" serão exibidas apenas dois  curtas para promover o debate no próximo encontro presencial dos integrantes do DF, após-férias. O Primeiro curta é aquele onde a personagem de Liv Ullman, a física Sônia Hoffman, conversa com a filha Kit que diz:
- Então vamos fazer algo Hoje? Pergunta Kit.
- Assim que terminar meu livro. Responde Sônia Hoffman.
- Está sempre lendo um livro que tédio! Você só fica enfurnada lendo e nem se dá conta do que há  ao seu redor. Reclama Kit.


 O segundo curta se passa na torre da catedral de Saint Michel;    Sônia, usando o grande relógio da torre como metáfora, explica o significado do pensamento mecanicista estabelecido na modernidade pelo filósofo francês René Descartes e que influencia todos os âmbitos da sociedade. Partindo desses curtas a propositura que os proponentes do DF lançam é:" Os cientistas e filósofos são pessoas alheias a realidade constituída?"  Há também um vídeo aberto ao público,o curta Ilha das Flores, um documentário de 1989;  o propósito é divulgar  um evento presencial que será realizado em outubro;  aberto a todos que desejarem participar.
   As cenas e o curta serão exibidas respectivamente nos dias: 22/08/2012 e 23/08/3012, a partir das 21:00hs, na página do DF ( GRUPO DE DEBATES DIÁLOGO FILOSÓFICO
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Reunião mensal do GEM com a presença do Prof. Dr. Eduardo F. Chagas